terça-feira, 1 de outubro de 2013
Colonização da América Espanhola
Os espanhóis iniciaram a conquista nas ilhas do Caribe,depois aportaram na ilha de Guanaani,que passou a ser chamada de San Salvador.
Os espanhóis não demoraram a tomar conhecimento da existência de sociedades muito ricas e desenvolvidas na América.
Movidos pela ambição alguns aventureiros quiseram conquistar esses povos. Dentre eles destacou-se a figura de Hernán Cortez. Percebendo a quantidade de armas,Montezuma os recebeu muito bem,que até os hospedou em seu palácio. O Cortez se aproveitou disso e o prendeu em seu próprio palácio. O império passou por bastante resistência,mas as armas de fogo e os cavalos dos espanhóis venceram as flechas dos astecas. Não vendo muita coisa de valor naquele território,os espanhóis foram até o império Inca.
Avistaram a planície de Cajamarca, que parecia um tabuleiro de xadrez e viram que duas fortalezas protegiam a cidade, uma na praça central e outra, em forma de espiral, nos limites da cidade. Atahuallpa havia evacuado a cidade e acampara 5Km a sul onde milhares de tendas pontilhavam o vale. Nesse momento, os espanhóis aperceberam-se de sua incrível inferioridade numérica. Era demasiado tarde para voltar.
Nesse mesmo dia, Pizarro enviou 20 cavaleiros para saudarem o Inca em seu nome. De Soto e seus homens lançaram-se a galope pelo acampamento dos indígenas pasmos, já que nunca tinham visto um cavalo. Eles prenderam o rei do império Inca,o matou e derrotou o império.
Assinar:
Postagens (Atom)